Pages

Subscribe:

16 de março de 2009

Brasil é convidado a participar do Comitê de Basileia


O Brasil vai fazer parte do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária. O convite foi feito na sexta-feira, quando o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participavam de encontro preparatório para reunião do G20, em Londres.

Brasil passa a integrar grupo de supervisão dos bancos

- O Brasil vai fazer parte do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária. O convite foi feito na sexta-feira. "O convite ao Brasil é reflexo da qualidade da regulação e supervisão do sistema financeiro implantados pelo País", cita a nota distribuída pelo Banco Central do Brasil sobre a decisão. Também foram chamados a integrar o grupo outros seis países: Austrália, China, Coreia, Índia, México e Rússia.

O convite foi feito no momento em que o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participavam de reunião preparatória para reunião do G20, em Londres. O BC destacou também o que o Brasil foi convidado para integrar o Fórum de Estabilidade Financeira (Financial Stability Forum), formalizado um dia antes. Além do Brasil, mais nove países do G20 passam a integrar o Fórum: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, China, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia.

O presidente do Comitê de Basiléia (BCBS - Basel Committee on Banking Supervision), Nout Wellink, declarou que "a expansão do grupo de membros vai aprimorar a capacidade do Comitê para exercer sua função principal, que é a de fortalecer as práticas e padrões regulatórios em todo o mundo". O comunicado sobre o convite ao Brasil para integrar o BCBS foi divulgado primeiro pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) e logo depois o teor da mensagem foi replicado no Brasil pelo Banco Central.

Segundo a mensagem divulgada pelo BIS, Wellink - que também é presidente do Banco Central holandês - a mudança atende ao clamor dos líderes do G20. O comunicado informa ainda que o corpo de governança do Comitê de Basiléia será ampliado para abrigar também os chefes de bancos centrais e de órgãos de supervisão do sistema financeiro dos novos integrantes. Com os sete novos membros, o Comitê passa a contar com 20 integrantes. Já participam do grupo Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Luxemburgo, Holanda, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

O Comitê de Basileia foi criado em 1974 pelos presidentes de bancos centrais dos países que formavam o G-10, voltado para regulação bancária e supervisão. A criação do grupo ocorreu depois de problemas nos mercados de câmbio e bancário internacionais, em reflexo da crise do Bankhaus Herstatt, da Alemanha. O Comitê realiza suas reuniões no BIS, que tem sede em Basileia, na Suíça. Já o Fórum de Estabilidade Financeira foi criado em 1999, e tem por objetivo promover a estabilidade financeira em nível internacional por meio do intercâmbio de informações e da cooperação internacional.

0 Comentários:

Postar um comentário