Pages

Subscribe:

17 de abril de 2009

Brasil está mais competitivo


O Brasil ficou na 64ª posição num ranking de competitividade com 134 países, de acordo com Relatório de Competitividade do Brasil 2008/2009 elaborado pelo Fórum Econômico Mundial e pela Fundação Dom Cabral.

“O Brasil está em processo de melhora”, disse o professor Carlos Arruda, da Fundação Dom Cabral, um dos autores do trabalho com sua colega Marina Araújo e os diretores do Fórum para América Latina, Emilio Lozoya, e economista-chefe, Irene Mia.

O relatório foi divulgado ontem, no segundo e último dia do Fórum Econômico Mundial na América Latina no Rio.

De acordo com Arruda, como a base de países do ranking mudou, é como se o Brasil estivesse passando da posição de número 67 no relatório de 2007 e 2008 para a 59ª posição. Na edição de 2005/2006, porém, a posição do Brasil era a 50ª. O estudo leva em conta resultado de pesquisa feita em 2008, mas o relatório com os efeitos da crise sobre os países só será divulgado em setembro.

O trabalho mostra como principais fatores positivos do País o tamanho de mercado (10º entre os países listados); a sofisticação dos negócios (35º no ranking específico desse item); e a inovação (43º). Arruda comentou que no caso da inovação “há mais intenção que realidade” e destacou o bom ambiente empresarial.

0 Comentários:

Postar um comentário