Pages

Subscribe:

9 de abril de 2009

Petrobras é convidada a voltar ao Iraque


Iraque quer que a Petrobras construa uma refinaria e volte a explorar petróleo no país. O convite foi feito pelo ministro do Planejamento do Iraque, Ali Ghalib Baban. “Eles (a Petrobras) ficaram de estudar a proposta seriamente”, disse Baban, que participou ontem de seminário no Rio.


Petrobras pode erguer refinaria no Iraque




O governo do Iraque propôs ontem à Petrobras a construção de uma refinaria em território iraquiano com capacidade de processar até 200 mil barris de petróleo por dia, disse o ministro do Planejamento do Iraque, Ali Ghalib Baban.

O ministro disse que os dois países já criaram comissões para discutir a possibilidade da construção da unidade de refino no Iraque. O convite também inclui a possibilidade da Petrobras voltar a produzir petróleo no Iraque.

"Eles (Petrobras) ficaram de estudar a proposta seriamente", disse o ministro Baban a jornalistas, após participar de workshop na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Baban acrescentou que o Iraque precisa de uma nova refinaria "em curto tempo" e que outras empresas também foram procuradas.

Segundo Baban, a produção atual do Iraque é de 2,4 milhões de barris por dia, sendo que 500 mil são consumidos internamente e o restante é exportado. "Precisamos de uma refinaria para todo tipo de derivado principalmente para produção de gasolina", acrescentou.O ministro reconhece que a crise global e os conflitos nos últimos anos em território iraquiano são empecilhos para o novo empreendimento, mas acredita que a abundância de petróleo e o baixo custo de extração são atrativos para a indústria internacional. Segundo ele, o custo médio de extração varia de US$ 3 a US$ 5 por barril. "A redução do preço internacional afeta a tarefa. Com certeza a guerra deixou sequelas. A situação é diferente no Iraque hoje. Produzimos ao custo mais barato do mundo e a margem de lucro das empresas pode ser muito grande", disse o ministro.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse mais tarde que vai avaliar a proposta do ministro iraquiano e que é prematuro anunciar se vai ou não aceitar. Ele lembrou que a Petrobras já explorou petróleo naquele país, na década de 1970, mas teve que devolver os campos que explorava. "Vamos pensar, analisar, nós já estivemos no Iraque, no campo de Majnoon, uma das maiores descobertas do mundo. Mas vamos olhar com cuidado, a Petrobras está sempre analisando oportunidades", afirmou.

0 Comentários:

Postar um comentário