Pages

Subscribe:

9 de junho de 2009

Crédito e débito


O governo quer tomar medidas contra a concentração de mais de 90% do mercado de cartões de crédito e débito nas mãos de só duas empresas.

Já era hora. As empresas cobram dos lojistas pelo uso de cada máquina. Além disso, o comerciante só recebe o dinheiro de uma venda após 30 dias. No exterior, são só dois dias. Para quem toca um pequeno comércio, somada a impostos e taxas, a demora pode ser desastrosa.

Os custos dessas operações acabam repassados ao consumidor. Hoje, a lei não permite que um mesmo produto tenha preços diferentes para cada tipo de pagamento --dinheiro, cheque ou cartão. Mas o governo até estuda mudar isso para tentar pressionar as operadoras a cobrar menos. As duas empresas, VisaNet e Redecard, são contrárias à medida, mas dizem reconhecer que há concentração.

Os consumidores das classes C e D deram um novo impulso aos cartões, hoje usados nas despesas mais básicas, nas feiras ou nos camelôs. A praticidade do pagamento com o cartão e o prazo que muitas vezes o consumidor ganha ajudaram nesse crescimento. Mais concorrência ajudaria a distribuir esse benefício aos consumidores.

O governo precisa tomar medidas para diminuir a concentração e as altas taxas. Os pequenos lojistas e a grande maioria dos consumidores pagam caro demais por algo que deveria ser uma facilidade da vida moderna

0 Comentários:

Postar um comentário