Pages

Subscribe:

15 de outubro de 2009

Mantega quer liberação maior de IR em dezembro

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, determinou à Receita Federal que aumente em dezembro os lotes de restituição do Imposto de Renda, para deixar o mínimo possível de resíduos para devolução em 2010, segundo informação confirmada ontem pela assessoria de imprensa do ministério. Apesar da liberação extra de recursos, alguns contribuintes ainda deixarão de ser ressarcidos neste ano.

Em entrevista, o ministro explicou que o governo federal deverá ter um aumento na arrecadação em novembro e dezembro e, com isso, o último lote de restituições, em dezembro, deverá ser reforçado. Segundo o ministro, é normal restar um resíduo para os anos seguintes e neste ano a sobra será maior, porque a renda dos brasileiros está crescendo.

A expectativa do governo federal é que, a partir de outubro, a entrada de dinheiro nos cofres da União volte a subir, compensando a diminuição da arrecadação, que em setembro registrou queda pelo décimo mês consecutivo.

De acordo com o Ministério da Fazenda, um resíduo ficará para o próximo ano. As sobras de recursos, no entanto, serão maiores em 2010 do que em 2009, mais por causa do aumento na renda do brasileiro do que pela queda na arrecadação. Segundo a Fazenda, a renda mais alta em 2008 (ano-base das declarações do Imposto de Renda enviadas neste ano) aumentou o valor das restituições, assim como o dos resíduos.

Na quinta-feira da semana passada, Mantega admitiu que o governo está segurando as restituições por causa da diminuição na arrecadação, que teve queda real de 7,4% de janeiro a agosto de 2009, conforme os dados mais recentes divulgados pela Receita Federal. No dia seguinte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a afirmar que o governo não tinha interesse em reter o Imposto de Renda.

Segundo levantamento feito pela Agência Brasil divulgado segunda-feira, o volume de ressarcimentos de janeiro a outubro caiu 13,23% na comparação com o mesmo período de 2008. O valor passou de R$ 7,378 bilhões para R$ 6,402 bilhões

0 Comentários:

Postar um comentário